O abandono de animais é um problema multifatorial e de escala global. Uma das ferramentas de mitigação do abandono é o abrigo de animais que, sozinho, não tem capacidade para impactar na causa dos abandonos.
Ao passo que é uma alternativa que compõe o controle populacional de animais, é uma prática que demanda estruturação para que seja eficaz e efetiva com a missão à qual se propõe: o resgate de animais em situação de rua e/ou maus tratos e recolocação na sociedade por meio da adoção.
A prática do resgate sem o trabalho na adoção é incompleta e traz malefícios tanto ao indivíduo quanto ao abrigo, que funcionará com superlotação e reduzida capacidade de oferecer cuidados. O abrigo deve, portanto, ser capaz de oferecer saúde e bem-estar aos animais que admite.
Abaixo, leia o relato de caso publicado pela equipe da Confraria, numa revista científica, onde é apresentada a estruturação de um abrigo privado exclusivo para gatos (o nosso!) e utilizando comparativo com o único estudo recente sobre o perfil de abrigos brasileiros, que expõe e compara resultados com a média nacional.
© Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, distribuição ou compartilhamento deste documento, no todo ou em parte, sem autorização prévia.
Commentaires